quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

luta entre Davi e golias fonte do blog yeshua para as nações


Estudos bíblicos

Vamos estudar a batalha de Davi e Golias do capitulo 17 de 1 Samuel no antigo testamento

Fonte bíblica bíblia Almeida revista e corrigida

A batalha do gigante e o pequeno começa no capitulo 17 de 1 Samuel lugar antiga Judá socó e Azeca antiga filistia hoje faixa de gaza em Israel cerca do ano 1000 á 1050 antes de cristo para entendermos melhor vamos fazer um paralelo entre os dois personagens e suas motivações e capacidades .

De um lado nós observamos que a guerra se dá por defesa dos territórios os filisteus defendendo o território que Israel vinha conquistando pelo rei Saul estes queria confrontar com a força de Israel por outro lado temos Israel querendo exterminar a filistia e conquistar o território que pertencia a Israel quando Josué separou as terras e este território ficou para Judá, esta é a pergunta que o próprio Davi fez ao indagar o motivo vejamos em 1 Samuel capitulo 17 versículo 29 ele diz porventura não á razão para isto .

Vejamos as biografias e formação de cada um.

O filisteu ou Golias

1° guerreiro formado desde moço cap 17 v 4 e v 33

2°De grande porte e estatura cap 17 v 4

3°Oficio instruído a matar e amedontrar o inimigo cap 17 v 8 a 11.

4° suas armas físicas, capacete de fero couraças cobertura para os pés escudos e lanças cap 17v5a8 armas psicológicas, afrontas e amaldiçoamentos cap 17 v 42 a 44.

Davi

1° Moço gentil e pequeno sem preparo cap17 v 33 e 42.

2° muito novo sem porte físico cap 17 v 42.

3° pastor e defensor de ovelhas cap 17 v 15 e 34.

4° suas armas físicas cajado de madeira 5 pedras pequenas alforje de pastor ou bolsa de couro e uma funda estilingue de atirar pedra manual rodado pelo braço cap 17 v 40. Armas psicológicas alto confiança em Deus defensor do povo de Deus varonil ou corajoso para a peleja cap 17 v 45 a 47.

Notemos que a batalha representada pelo filisteu que afrontava o povo de Israel naqueles dias se deu por quarenta dias de afronta do povo de Deus o povo liderado pelo rei Saul que estavam bastante alardeados e com muito medo do Golias de gate dentre estas realidades vemos que o povo de Israel estavam apavorados pelas afrontas do inimigo vemos que eles olhavam somente pelo lado humano e temiam não tinha a confiança que o pequeno Davi tinha em Deus Davi apesar de pequena estatura e muito novo era corajoso e temente a Deus vemos uma grande verdade não só basta termos fé confiança se formos medrosos Davi não só lutou com confiança mais também iguinorou a falta de coragem e disposição do povo e de seus irmãos cap 17 v 23 a 37.

Também vale salientar que mesmo com a fé de Davi Deus estava com ele por isto Davi tinha esta confiança para crer que o senhor iria livrar o seu povo dos seus inimigos como o havia livrado no campo quando apascentava as ovelhas de seu pai ao enfrentar um urso e um leão só com suas mãos era evidencia de Deus com ele cap 17 v 34 a 37.

Davi o guerreiro de Deus cravou a pedra de sua funda na fronte do gigante Golias claro que a mão poderosa de Deus é que fez com que a pedra atingisse o lugar certo e com fatalidade desmaiando Golias para que Davi lhe cortasse a cabeça cap 17 v 49 a 51.

Nosso termino e analise deste estudo é que sempre que tivermos que lutar nossas batalhas da vida lembremos que sem a ajuda poderosa de nosso Deus já mais venceremos lembremos as palavras de Jesus no livro do apostolo são João cap 15 v 5 sem mim nada podeis fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário