sábado, 27 de março de 2010

estudos bíblicos aprendendo os dons e fazendo o uso correto dos dons espirituais 1carta de paulo aos coríntios cp. 12 e 13 e 14


fonte do ( Blog yeshua para as nações



Os dons do espírito santo manifestado e distribuído

Estudo da bíblia Almeida corrigida

Introdução: vamos estudar os dons que o espírito santo manifesta e distribui para aqueles que atingem a medida de cristo como veremos a frente.

1 parte Estaremos estudando o ensinamento do apostolo Paulo um dos mais dogmáticos no assunto, texto bíblico 1carta aos coríntios capitulo 12 e 13 e14 e outras passagens correlatas.

Origem do termo do grego dom karisma.

Primeiro vamos dar uma lista dos dons mencionados por Paulo.

1 1° coríntios cp. 12 v 8 palavra da sabedoria.

2 1°coríntios cp. 12 v 8 parte b palavra da ciência.

3 1°coríntios cp. 12 v 9 a fé.

4 1° coríntios cp. 12 v 9 parte b cura.

5 1° coríntios cp. 12 v 10 maravilhas.

6 1° coríntios cp. 12 v 10 parte b profecia.

7 1° coríntios cp. 12 v 10 parte c discernimento de espíritos.

8 1° coríntios cp. 12 v 10 parte d variedades de línguas.

9 1° coríntios cp. 12 v 10 parte o interpretação das línguas.

10 1° coríntios cp. 12 v 28 partes c socorros e governos.

Vejamos agora que Paulo também se refere a variedades de dons e diversidades de ministérios e diversidades de operações no plural 1° coríntios cp. 12 v 4 e 5 e 6.

O apostolo Paulo querendo instruir e corrigir os crentes de corinto igreja fundada por ele a respeito dos dons espirituais e sua multiforme distribuição isto é dar aos crentes variedades de dons e capacidades espirituais diferentes para o que for útil 1° coríntios cp. 12 v 7 veja que não basta apenas querer os dons , o espírito santo da os dons conforme a capacidade de exercelos ,ou seja, se não tem a capacidade de praticar dificilmente o espírito santo o capacitara para tal, ai entra as lastimas da vida cristã quando pessoas não são capacitadas pelo espírito de Deus e começa a usar os dons erroneamente sem fazer o uso correto dos dons como falaremos a frente.

Existem variedades de dons que não colocamos aqui porque queremos nos prender ao que Paulo quer ensinar e corrigir quantas pessoas com dons extraordinários e magníficos pelo mundo afora, mas o do texto tem haver com o corpo de cristo que é a igreja e seu trabalho em todos os sentidos e ordem.

Vamos estudar os textos começando o capitulo 12 de coríntios.

1] 1° coríntios cp. 12 v 1 a 3.o apostolo Paulo começa a dizer que eles precisam conhecer mais profundamente o assunto porque o povo da igreja de corinto não nasceu sobe os conhecimentos da lei de Deus aqui chamado de povo gentio convertido do paganismo .

2] 1° coríntios cp. 12 v 4 agora Paulo vai falar que o espírito sendo o mesmo distribuidor é quem distribui as diversidades dos dons que uma pessoa pode receber exemplo uma pessoa pode ser um bom doutor na palavra e ter o dom da variedades de línguas ou ainda um bom socorrista ou ter o dom de profecia mais ai quem saberá se ele e capas para desenvolver a diversidade é o próprio espírito 1° coríntios cp. 12 v 4 cabe nos dizer também se a pessoa não buscar saber profundamente com o santo espírito de Deus como ser usado por ele dificilmente recebera os dons e suas variedades para trabalhar no corpo de cristo a igreja.

3] 1° coríntios cp. 12 v 5 neste texto e versículo Paulo diz sobre a diversidade de ministério ou seja as varias partes e serviços que o reino de cristo tem e sua escala e gral isto siguinifica que para cada gral na escala a ser exercida também necessita do cargo a exercer vamos dar um exemplo no que diz respeito ao ministério eclesiástico que Paulo da em sua carta aos efésios com relação ao ministério eclesiástico efésios cp. 4 v 11.

Apóstolos tinham a função de substituir e continuar o ministério de Jesus como colégio apostólico depois individualmente exercerão seus ministérios hoje eles são os valentes missionários que entregam suas vidas para trabalhar no reino de cristo levando a preciosa semente da mensagem de salvação a todos os povos.

Profetas tinham a incumbência de receber a lei de deus e sua palavra e falava paro os povos a que o senhor ordenava que eles falassem também tinham o dever de interceder pelo povo e as vezes com muitas lagrimas como o profeta Jeremias cp.13 v 17 hoje pessoas recebem os dons de profecias para profetizarem no reino de cristo apocalipse cp. 19 v 10.

Evangelistas estes têm a função de evangelizar como a dos missionários são pessoas dotadas com capacidade extraordinária como Estevão e Apolo o orador atos cp. 6 v 10 atos cp. 18 v 24 e 25.

Pastores estes têm a função de pastorear como governantes como auxiliares como educadores cristãos e outras.

Doutores estes são os exploradores sistematizadores da lei de Deus e todos os conjuntos teológicos estes são educadores cristãos e mestres no ensino como o apostolo Paulo e outros atos cp. 13 v 1 e 2

Mas esta lista não esta completa vou adicionar.

Bispo 1 a Timóteo cp. 3 v 2 que pode exercer o cargo de doutrinador e ensinador e apacentador como um pastor de ovelhas vale lembrar que o titulo pastor que trabalha guiando cuidando e sendo responsável por elas tem que ser dotado para este cargo como superintendente de igrejas governos educadores cristãos e neste caso tanto o bispo e também presbítero podem ser um pastor pois o titulo pastor se refere a quem trabalha Pedro foi chamado para apascentar por Jesus antes mesmos de ter a primeira separação para os diáconos você pode dizer mais Pedro era apostolo mas aqui ainda não avia acontecido as episcopias e diaconias estabelecido por Paulo.

Presbítero que tem função como a do bispo que vem do hebraico ancião o mais idoso e idôneo também pode exercer pastorado ministério de ensino superintendência educações e outras diversas 1carta a Timóteo cp. 5 v 17 e também 1carta de Pedro cp. 5 v 1 a 3.

Diáconos responsáveis pelos serviços de diaconias que são diversos desde ser porteiro até distribuição de ceias na congregação que também na igreja hodierna isto e de agora também ministra a palavra em todo o reino de cristo atos dos apóstolos cp. 6 v 1 a 3 e 1 a Timóteo cp.3 v 8 a 10.

Cooperadores Têm também a função de auxiliarem também os serviços cristãos e trabalha com diguinidade carta de Paulo aos Colossenses cp. 4 v 7 a 11.

4] 1° coríntios cp. 12 v 6 aqui Paulo fala das variedades de operações Isto é o espírito através daqueles que vão recebendo os dons e estão trabalhando com operações diversas deixe me dizer uma grande verdade sabe muitos não consegue trabalhar igualmente a o outro pois a capacidade de operar são diversas não é igual muitos ficam imitando trabalhos dos outros querendo ser e fazer igual o que o outro faz ,aqui no operar diverso entendemos que por muito que esforcemos e fazer o trabalho cristão igual, todavia a operação dada pelo espírito aqui pode ser diferente, todos os formadores de obreiros e escolas teológicas querem que eles sejam iguais ou parecidos em sua formação mas aqui na hora deste obreiro trabalhar você vera a diferença por ele exercida por isto se você conhece o que Paulo esta dizendo di fato entende-se que devemos respeitar estas diferenças no trabalho cristão, evidencia disto é que temos igrejas e congregações diferente das nossas que são usadas pelo espírito de Deus para realizar os trabalhos cristãos.

5 ] 1° coríntios cp. 12 v 7 a 11 observem atentamente este versículo Paulo diz aqui que a manifestação do espírito é dada a cada um para o que for útil Paulo diz que o espírito se manifesta notem que no obstante ter o ponto final no versículo ele esta ligado aos outros da frente e vai manifestando os dons e distribuindo a cada um como quer por ser manifestações sempre mesmo tendo o dom a pessoa dependera do espírito agir naquela hora ali por isto é chamado de manifestação vamos dar um exemplo recebemos o dom da fé será que toda a pessoa que eu orar por ela será curada é claro que não mas se o espírito se manifestar na minha fé e meus dons sim ele curara, claro que não é via de regra mas quem controla não é você e sim o espírito que se manifesta vejamos que dentre todos os dos mencionados por Paulo aqui um só é o espírito que controla todos os dons distribuído por ele mesmo cp. 12 v 11 agora se não cuidarmos do que recebemos podemos perde-los e assim quem perde é o reino de Deus.

6 ] 1° coríntios cp. 12 v 12 a 31 chegamos agora no final do capitulo 12 aqui Paulo explica que a igreja como corpo no coletivo e seus membros em particular no singular ambos tem um grande valor e não podem ser menosprezado pois todos fazem parte do corpo e ninguém é menos do que os outros mas existem alguns princípios que devem ser observados por exemplo os princípios das necessidades e prioridades 1° coríntios cp. 12 v 28 a 30.

Vamos estudar agora 1° coríntios capitulo 13

1 ] 1° coríntios capitulo 13 v 1 a 13 Paulo começa explicando que se uma pessoa recebe os dons e não for uma pessoa que tem o amor e a capacidade de amar

Não adianta os dons, pois será como um metal que tine, mas é metal sem alma é como se ter som e barulho, mas o maior diz Paulo é a caridade o amor vejamos uma lista da essência e poder do amor que aqui se chama caridade.

1- O amor é sofredor 1° coríntios capítulo 13 v4.

2- O amor é bondoso 1° coríntios capitulo 13 v4 parte b.

3- O amor não aceita o alto jactância e exaltação por ser o que é e não cobiça o alheio a inveja. 1° coríntios capitulo 13 v 4 parte b e c.

4- O amor não é indecente não busca proveito próprio o amor não tem dolo 1° coríntios capitulo 13 v 5 parte a e b e c.

5- O amor não aceita e nem cultiva a mentira só tem prazer na verdade 1° coríntios capítulo 13 v 6.

6- O amor é perdoador e não revida a afronta 1° coríntios capitulo 13 v 7.

7- O amor continuara mesmo depois que os dons cessar com a vinda de cristo e é maior que os dons que se acabarão 1° coríntios capítulo 13 v 8 a 13.

Agora vamos estudar 1° coríntios capítulo 14.

1 ] aqui vamos estudar com muito cuidado 2 coisas profecias e línguas.

Paulo neste capitulo vai colocar as coisas em ordem como veremos.

Estaremos estudando primeiro os dons de profecias que neste caso Paulo da uma ênfase maior ao dizer que o Dom de profecia é maior do que os das línguas como veremos.

1- Paulo orienta que se alguém esta buscando entre dons de línguas ou de profetizar busquem o de profetizar porque este tanto vai te beneficiar como também os outros e a igreja Paulo não esta dizendo para não buscar o Dom de língua, mas que entre os dois o Dom de profetizar é maior a não ser que for interpretado isto e se alguém estiver falando língua deve ser interpretada 1° coríntios capítulo 14 v 1 a 9.

2- Paulo destaca que se uma pessoa profetizar tem que profetizar de maneira que todos entendam a profecia e seu siguinificado para não ficar infrutífero o culto que tem pessoas e que serão convencidas pelo espírito e se converterão a cristo 1° coríntio capítulo 14 v 19 a 25.

3- Vamos estudar o que di fato Paulo ensina sobre ordem e decência e como fazer o uso correto dos dons neste caso o de profetizar 1° coríntios capítulo 14 v 31 e v 40.

1 ] primeiro vamos esclarecer que profetizar vem do ato de :

1- profetizar através da ministração pregação e ensino da palavra que o senhor Deus da aos que vão pronuncialas veja livro de deuteronômio cp. 18 v 18 e 19 livro de Ezequiel cp. 37 v 4 a 12 livro de Joel cp. 2 v 28. Livro com as revelações de João apocalipse cp. 10 v 10 e 11 Apocalipse cp. 11 v 3 e apocalipse cp. 19 v 10.

2 ] agora vejamos como profetizar por impulsão do espírito ou quando o espírito se manifesta através dos dons de profecia para falar com alguém e como profetizar.

1- hoje a muitas pessoas estão fazendo o uso incorreto deste dom como veremos quando um profeta ia profetizar ele profetizava em nome de Deus nunca no seu próprio nome deuteronômio cp. 18 v 18 a 20 aqui percebemos que primeiro a palavra é dada para o profeta o profeta tem o dever de profetizar em nome do senhor isto é colocando o senhor na primeira pessoa como doador da palavra e ele como recebedor na terceira pessoa profetiza Jeremias cp. 1 v 2 a 4 livro de Ezequiel cp. 1 v 2 e 3 1 coríntios cp. 14 v 6.

2-vamos então dar um exemplo de como profetizar corretamente sempre que recebermos as revelações do espírito santo que ira revelar se como o próprio Deus doador da palavra transmitiremos da seguinte maneira [assim diz o senhor esta é a palavra do senhor a vós] – [o senhor me ordena a ti dizer] – [veio a palavra do senhor a mim] – [ o senhor me revelou e me manda te dizer] em todos estes casos o senhor esta na primeira pessoa e o mensageiro da profecia na terceira pessoa este é o uso correto e sensato nunca inverter estes usos ai você não corre o risco de falar no seu próprio nome se invertemos tanto falaremos como sendo o próprio Deus e estando na primeira pessoa nos igualamos ao próprio Deus e falamos no nosso próprio nome vamos dar um exemplo colocando o profeta na primeira pessoa [ eu sou Deus que falo contigo – [ eu sou o todo poderoso que anuncio a vós ] - [ você esta diante do todo] poderoso ] e tantas outras formas tem pessoas que dizem mas Deus fala como quer ate abriu a boca da jumenta para falar com balaão um profeta falsário do antigo testamento, verdade abriu a boca da jumenta e colocou palavras La mas não se fundiu com a jumenta e nem a ela se igualou livro de números cp. 22 v 28 a 30 e quando a pessoa profetiza inocentemente sem saber como é o caso de muitos, fazem o uso incorreto do dom no caso dos salmos vemos pessoas falar como o próprio deus que esta falando vejam bem eles recebem a forma poética em formas de cânticos e liras e parábolas e compõem os salmos que vão recebendo de Deus salmo 49 v 1 a 4 também salmo 78 v 1 a 3

4- Existem pessoas que entregam profecias de qualquer jeito incorretamente achando que a bíblia e o próprio deus não estão nem ai para isto, ou seja, uma bíblia e um Deus desordeiro entregam profecias da carne dos seus próprios pensamentos e vontades profetizam o que todo mundo esta sabendo ou que ouviram de outros ou ainda o que as pessoas gostariam de ouvir.

5- Em outros casos olhem só as profecias isto é um abuso fazem o uso incorreto do dom veja falam em línguas estranhas em mistério sem ninguém entender nada fica repetindo a língua e depois termina a profecia dizendo assim diz o senhor trazendo uma enorme confusão para o recebedor que lastima a profecia tem que ter apoio bíblico tem que ser legível para que a pessoa que recebe entender 1° coríntios capítulo 14 v19 a 25.

6- Vejamos agora em um culto como e quantos profetas que neste caso são pessoas que tem o dom de profetizar devem ter a ordem para profetizar.

1 ] primeiro Paulo ensina que em uma reunião da congregação todos os que tem dons poderei profetizar um depois dos outros observem bem que existe ordem no culto ou seja já mais poderão profetizar todos juntos pois traz confusão 1° coríntios capítulo 14 v31 a 33.

2 ] os dirigentes e obreiros que compõem cargo nas igrejas devem estar atento pois quem profetiza pode ser julgado pelos que ouvem então todo o cuidado é pouco 1° coríntios capítulo 14 v 29.

Bem Paulo termina o capitulo 14 com a seguinte frase que serve de base para o nosso estudo e aprendizado 1° coríntios capítulo 14 v 39 e 40.

2 parte Vamos agora estudar sobre as línguas e como compreendelas vamos fazer uma lista com os nomes dado a elas.

1- Línguas dos anjos 1° coríntios capítulo 13 v 1.

2- Línguas estranhas 1° coríntios capítulo 14 v 2.

3- Línguas misteriosas 1° coríntios capítulo 14 v2 parte b.

4- Línguas somente atos cp. 10 v 46.

5- Línguas como sinal para incrédulos 1° coríntios capítulo 14 v 22.

6- Língua desconhecida 1° coríntios capítulo 14 v 19

7- Línguas repartida como que de fogo atos cp. 2 v 3.

8- Línguas que são variáveis espirituais quanto idiomáticas atos cp. 2 v4.

1 ] vejamos que neste caso com exceção das idiomáticas o apostolo Paulo diz ser línguas espirituais portanto dada por recebimento do batismo com o espírito santo que é um revestimento espiritual atos cp. 2 v 3. Que os que são batizados recebem que capacita o crente a ter uma profunda comunhão com Deus 1° coríntios capítulo 14 v 2 e 4.

2 ] muitos tem perguntado se uma pessoa pode ter outros dons sem ser batizado com o espírito santo a resposta é sim mas não poderão exercer o dom das línguas visto que este dom é dado mediante o batismo com o espírito exemplo uma pessoa pode profetizar sem falar línguas estranhas pode ter o dom da palavra e não falar em línguas uma pessoa me perguntou uma vez batismo com espírito santo é requisito para a salvação não, mas não se engane a pessoa só poderá falar em línguas espirituais se for batizada e como eu sei se sou batizada ai esta a evidencia falar em línguas é evidencia de batismo com o espírito santo.

3 ] vamos explicar algo sobre as línguas que Paulo fala como línguas dos anjos do capitulo 13 refere-se as línguas espirituais é que Paulo usa um trocadilho varias vezes mencionando a elas ,como a lista que mostramos acima, se não poderão perguntar qual é de fato as línguas e idiomas que os anjos falam e se comunicam é claro que os anjos podem falar em qualquer idioma humano pois eles são seres espirituais que transcende a matéria isto é o mundo dos homens e podem falar tranquilamente em qualquer idioma humano.

4 ] agora vejamos como Paulo diz para ser usado e quando usado na igreja .

1- Não se deve proibir uma pessoa que esta em comunhão com Deus quando estiverem falando em línguas 1° coríntios capítulo 14 v 39.

2- Uma pessoa não pode ficar falando em línguas o culto todo, pois as pessoas vão achar estranhos e ficarão confusos 1° coríntios capítulo 14 v 23.

3- Tem que ter ordem todos poderá falar em línguas uns depois dos outros ou se houver um que fala susesivamente tem que ter interprete ou se-Cali e fale consigo mesmo e com Deus 1° coríntios capítulo 14 v 27 e 28.

4- Temos que ter em mente que as línguas estranhas podem se transformar em edificação para a igreja se for interpretada 1° coríntios capítulo 14 v 5 parte b.

5- Quem fala línguas no culto muitas vezes não sabe dosar o dom e fica sem entendimento e sem fruto de coisas espirituais que vão sendo reveladas.

E terminando o capitulo 14 Paulo ainda faz uma recomendação sobre ordem na igreja dizendo referente às mulheres vejamos.

1- Que elas devem respeitar os princípios tabernacular e as leis do antigo testamento, pois ele mostra este principio dado por Deus de não ter chamado mulheres para ministrar no tabernáculo que era a igreja do antigo testamento aonde se sacrificava e ensinavam as leis de Deus e ele diz que o principio não é dele, mas a lei que diz 1° coríntios capítulo 14 v 34 a 37ver também 1 Timóteo cp. 2 v 11 e 12.

Assim terminamos estes ensinos do apóstolo Paulo e que este estudo nos ajude a viver e entender e usar melhor os dons corretamente.

Um comentário:

  1. parabéns irmão amado seja abençoada a tua dedicação e esforço com a palavra de Deus que o senhor te ilumine cada vez mais um grande abraço do teu amado mano fique na paz de hashem e yeshua

    ResponderExcluir